Wearable. Do inglês, "vestível". Apesar de soar estranho, essa palavra traz em peso a mudança do significado de dispositivos eletrônicos do dia a dia.
Apesar do seu nome ser em inglês e trazer aquele "oohh" de coisa nova e chamativa, a tecnologia de vestir já existe há um bom tempo. Quem não lembra da déc. de 90, quando um colega tinha aquele relógio que além de marcar as horas podia resolver contas básicas de matemática?
Relógio Casio Dbc32 |
Atualmente, esses gadgets tem ampla atuação no universo esportivo. Eles são capazes de coletar informações sobre o corpo humano e fornecem relatórios sobre o seu desempenho diário travestidos de relógios, meias e pulseiras, como a famosa Mi Band. Lançada em 2014, esse acessório tem como algumas funções primárias:
Versão 2014 e Versão 2016 |
- Monitor Fitness e o rastreador de sono;
- Desbloquear o Android sem precisar de senha;
- 30 dias de standby;
Os wearables não ficam só no sentido esportivo e fitness. Podemos citar acessórios como óculos, smartwatches, anéis, cintos, tênis e por aí vai a lista.
Ao que tudo indica, o futuro dos wearables é promissor. Prova disso é que diversas empresas estão investindo em parcerias e desenvolvendo protótipos de gadgets vestíveis que prometem facilitar diversas áreas da nossa vida. Confira alguns gadgets que já estão no mercado:
Óculos VR
Hoje em dia, vê-se que a realidade virtual tem entrado no nosso mundo em quase tudo o que fazemos. Jogos, trabalho, cinema e parque de diversões são exemplos de áreas em que a virtual reality já está atuando ou até mesmo em testes. Esse óculos consiste em fornecer ao usuário uma experiência tridimensional de imagem e áudio, trazendo uma experiência ainda maior e mais empolgante.
Smartwatch
Semelhante a um relógio, esse gadget além ter o relógio em si (analógico e digital) ele tem um sistema operacional próprio (que pode variar de acordo com a fabricante). Nesse sistema, além de poder ter um monitoramento do seu corpo pode também instalar aplicativos e jogos.
Smart Ring
Tênis Inteligente
Semelhante a um relógio, esse gadget além ter o relógio em si (analógico e digital) ele tem um sistema operacional próprio (que pode variar de acordo com a fabricante). Nesse sistema, além de poder ter um monitoramento do seu corpo pode também instalar aplicativos e jogos.
Smart Ring
Ou anel inteligente, tem a função de facilitar o seu dia. É bem verdade que são difíceis de fazer e por isso não tem muitas funções, no entanto exitem vários tipos. Pode-se encontrar anéis com NFC, anéis que mostram as horas e anéis que mostram as notificações do seu celular. E não para por aí. Existem vários outros tipos no mercado.
Tênis Inteligente
Do mesmo jeito que os anéis, existem vários tipos de tênis inteligentes com funções variadas. Por exemplo, há um com uma tela e-paper que mostra imagens da sua escolha, há também outro com leds coloridas que podem ser sincronizadas com as musicas do smartphone e outro também que através de vibrações indica o caminho até o local pré-adicionado via GPS.
A tecnologia tem evoluído a cada segundo que se passa. E os gadgets não ficam de fora. E cada vez mais esses aparatos que nascem com foco no lazer estão sendo adaptados para a indústria, com foco na otimização da produção e diminuição de riscos. Parece que uma revolução está por vir!
Você acredita que essas inovações podem trazer mais auxílio para idosos?
ResponderExcluirCom certeza! À exemplo dos cintos inteligentes que citei na apresentação do seminário. Eles ajudam na correção postural dos idosos; o que ajuda muito.
ExcluirQual a sua opinião sobre projetos de wearables caseiros? No futuro poremos nós mesmos modificar qualquer vestimenta para incluir tecnologias nelas?
ResponderExcluirClaro. Desde que a pessoa saiba fazer um e que não infrinja nenhuma lei.
Excluir