Post Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

terça-feira, 19 de setembro de 2017

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

setembro 14, 2017

Wearable Tecnology, o que é?

Wearable. Do inglês, "vestível". Apesar de soar estranho, essa palavra traz em peso a mudança do significado de dispositivos eletrônicos do dia a dia.
Apesar do seu nome ser em inglês e trazer aquele "oohh" de coisa nova e chamativa, a tecnologia de vestir já existe há um bom tempo. Quem não lembra da déc. de 90, quando um colega tinha aquele relógio que além de marcar as horas podia resolver contas básicas de matemática?

Resultado de imagem para relogio com calculadora
Relógio Casio Dbc32
Atualmente, esses gadgets tem ampla atuação no universo esportivo. Eles são capazes de coletar informações sobre o corpo humano e fornecem relatórios sobre o seu desempenho diário travestidos de relógios, meias e pulseiras, como a famosa Mi Band. Lançada em 2014, esse acessório tem como algumas funções primárias:
Resultado de imagem para mi band 1 e2
Versão 2014 e Versão 2016

  • Monitor Fitness e o rastreador de sono;
  • Desbloquear o Android sem precisar de senha;
  • 30 dias de standby;


Os wearables não ficam só no sentido esportivo e fitness. Podemos citar acessórios como óculos, smartwatches, anéis, cintos, tênis e por aí vai a lista. 
Ao que tudo indica, o futuro dos wearables é promissor. Prova disso é que diversas empresas estão investindo em parcerias e desenvolvendo protótipos de gadgets vestíveis que prometem facilitar diversas áreas da nossa vida. Confira alguns gadgets que já estão no mercado:

Óculos VR
PlayStation VR usa áudio binaural para aumentar imersão do usuário (Foto: Divulgação/Sony)Hoje em dia, vê-se que a realidade virtual tem entrado no nosso mundo em quase tudo o que fazemos. Jogos, trabalho, cinema e parque de diversões são exemplos de áreas em que a virtual reality já está atuando ou até mesmo em testes. Esse óculos consiste em fornecer ao usuário uma experiência tridimensional de imagem e áudio, trazendo uma experiência ainda maior e mais empolgante. 


Smartwatch
Semelhante a um relógio, esse gadget além ter o relógio em si (analógico e digital) ele tem um sistema operacional próprio (que pode variar de acordo com a fabricante).  Nesse sistema, além de poder ter um monitoramento do seu corpo pode também instalar aplicativos e jogos.

Smart Ring
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/loja2/344752dbe6d2ce94ba8fa93149d37300.jpgOu anel inteligente, tem a função de facilitar o seu dia. É bem verdade que são difíceis de fazer e por isso não tem muitas funções, no entanto exitem vários tipos. Pode-se encontrar anéis com NFC, anéis que mostram as horas e anéis que mostram as notificações do seu celular. E não para por aí. Existem vários outros tipos no mercado.


Tênis Inteligente
Resultado de imagem para shiftwearDo mesmo jeito que os anéis, existem vários tipos de tênis inteligentes com funções variadas. Por exemplo, há um com uma tela e-paper que mostra imagens da sua escolha, há também outro com leds coloridas que podem ser sincronizadas com as musicas do smartphone e outro também que através de vibrações indica o caminho até o local pré-adicionado via GPS.

A tecnologia tem evoluído a cada segundo que se passa. E os gadgets não ficam de fora. E cada vez mais esses aparatos que nascem com foco no lazer estão sendo adaptados para a indústria, com foco na otimização da produção e diminuição de riscos. Parece que uma revolução está por vir!

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

terça-feira, 5 de setembro de 2017

setembro 05, 2017

Sobre os Computadores(Desktop)

Computador – Conceito e seus componentes (PC/Desktop).

Conceito de um computador
Um computador é composto por uma série de circuitos integrados e outros componentes relacionados, que possibilitam a execução de uma variedade de sequências ou rotinas de instruções indicadas pelo utilizador. Estas sequências são sistematizadas em função de uma grande variedade de aplicações práticas e determinadas, num processo que se denomina programação. Dito isso, vamos para seus componentes

Componentes Gerais

Gabinete:
É uma estrutura na qual exerce a função de “casca”, geralmente de metal ou plástico, visto que no seu interior encontram-se os componentes que caracterizam seu PC e que fazem as outras partes cumprirem suas funções
Os gabinetes atuais geralmente contem slot para: Entrada/saída de áudio, tomada de energia, porta Ethernet, entrada USB, entrada para Monitor, PS/2 e outros slot de expansão caso você queira por algo a mais, como uma placa de vídeo por exemplo.
CPU ou Processador:
A CPU (Unidade Central de Processamento), também chamada de processador, é considerada o cérebro do computador. Seu trabalho consiste em executar comandos. Cada vez que você aciona uma tecla, clica no mouse ou inicializa uma aplicação, você está enviando instruções para a CPU.
Placa Mãe:
Esta é o circuito principal do computador. É uma placa fina que permite o funcionamento da CPU, da memória, dos conectores para o disco rígido e unidades ópticas, das placas de expansão para controlar o vídeo e o áudio e das conexões através de portas (como as USB). Conecta-se diretamente ou indiretamente a todas as partes do computador.
Fonte:
A fonte de alimentação leva a energia elétrica da tomada de energia às partes do computador, usando cabos.
Memória RAM:
É a memória temporária (volátil) do computador. Sua função principal é relembrar a informação que tem em cada um dos aplicativos que você está utilizando no computador, enquanto ele estiver ligado.
A memória RAM é medida em megabytes (MB) ou gigabytes (GB). Quanto mais memória RAM tiver o seu computador, mais coisas você poderá fazer ao mesmo tempo. Se você não tem memória RAM suficiente pode ser que seu computador fique lento com muitos programas abertos.
Disco Rígido (HDD/SDD):
É o centro de dados do computador. Aqui é onde se instala o software e também onde é armazenado os documentos e outros arquivos. O disco rígido armazena dados de maneira permanente, isto significa que tudo ficará salvo mesmo que você desligue o computador.
Ao executar um programa ou abrir um arquivo, o computador leva alguns dos dados do disco rígido até a memória RAM para que seja possível acessá-los com maior facilidade.
Quando você salva um arquivo, os dados são levados novamente até o disco rígido.
Quanto mais rápido for disco rígido, mais rápido você pode inicializar e carregar os programas.
A diferença entre SDD e HDD é que, basicamente, o SSD tem maior velocidade de processamento, maior silencio e o consumo menor de energia, porém menor armazenamento de dados e vida útil do que o HDD.

                                                SSD na esquerda e HDD na direita

Leitor de CD/DVD-ROM:
É um aparelho para que o computador consiga fazer a leitura de um CD e/ou DVD.

Placas de expansão:
São conhecidas como placas PCI (Interconexão de Componentes Periféricos) e é possível que não seja necessário instalar as placas PCI, pois a maioria dos computadores têm incorporado placas de vídeo, som, rede e outras funcionalidades.

- Placa de Vídeo:
Esta placa é responsável por todas as coisas que podemos ver na tela do computador. A maioria tem uma placa GPU (Unidade de Processamento Gráfico) integrada na placa mãe em vez de ter uma placa separada.
-Placa de Som:
É responsável pelo que ouvimos nos alto-falantes ou fones de ouvidos. A maioria dos computadores têm a placa de som integrada, contudo há a possibilidade de trocar por uma que seja de melhor qualidade.
            -Placa de Rede:
É através da placa de rede que um computador pode conectar-se a internet. Isto pode ser feito por meio de um cabo Ethernet ou por uma rede de conexão sem fio (Wi-Fi).
-Placa de Bluetooth:
Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio para distâncias curtas. Geralmente é utilizada nos computadores para comunicar com teclados, mouse e impressoras sem fio.
Geralmente, ele está integrado com a placa mãe ou com a placa de conexão de rede sem fio. Já para os computadores que não o possuem, é possível adquiri-lo em um adaptador USB.

Periféricos de um Computador:

Monitor:
Aqui é onde você verá a informação do seu computador e funciona graças a uma placa de vídeo que é encontrada no interior do gabinete.

Mouse:
O mouse é a parte do computador que permite que você interaja com os objetos que parecem na sua tela, clicando sobre eles.
Geralmente eles possuem dois botões (o esquerdo e o direito) e um scroll (que fica no meio). O botão da esquerda serve para abrir e executar funções, o botão da direita para acessar comandos adicionais e o scroll para rolamento da página.
Alguns mouses ainda contam com botões laterais conhecidos como “Macros” que servem para acessar uma função qualquer designada pelo usuário com apenas um clique.
Teclado:
O teclado é uma das principais ferramentas que usamos para interagir e introduzir dados no computador. A maioria dos teclados contam como 5 grupos de teclas: Teclas de digitação (letras, números, barra de espaço, enter, símbolos e pontuações), teclas de controle (Ctrl, Alt, Esc e a tecla com o logo do Windows), teclas navegação (Home, Insert, Page UP, Page Down, Delete, End, PrintScreen,), teclas de função (F1, F2, F3 e os demais), Teclado numérico (parte do teclado que parece uma calculadora).
Impressoras:
São dispositivos que servem para imprimir arquivos criados no seu computador. Existem muitos tipos de impressoras e de diferentes preços.

Scanner:
O Scanner permite copiar e guardar o conteúdo de uma folha do computador como uma imagem digital. Nas impressoras multifuncionais você encontrará scanner e impressora ao mesmo tempo.
                                          No caso, essa impressora tem Scanner também

Microfones:
Microfones são dispositivos de entrada de áudio. Eles podem ser conectados ao computador para gravar sons ou para você se comunicar por internet com outros usuários. Muitos computadores possuem microfones incorporados.

Alto-falantes ou Caixas de som:
São dispositivos de saída de áudio, ou seja, transmitem a informação do computador para o usuário. Graças a estes dispositivos podemos escutar o som da música ou vídeo que está reproduzindo. Dependendo do modelo, podem ser conectados a entradas USB ou a de áudio. Alguns computadores já os possuem incorporados.


WebCam:
Uma WebCam é um tipo de dispositivo de entrada, e com ela você pode gravar vídeos ou tirar fotos. Você também pode transmitir vídeos através da internet em tempo real fazendo chamadas com vídeo, com qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo.
Fonte:
ufpa.br
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial