Post Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 31 de julho de 2017

SISTEMAS EMBARCADOS





Fonte da imagem: http://e.cdn-hardware.com.br/static/20110823/embarcados.jpg


São sistemas computacionais completos e independentes, mais simples que um computador de propósito geral (desktops), encarregados de executar apenas uma função pré-determinada.
Sua unidade de processamento é completamente encapsulada e dedicada ao dispositivo que controla.

Esses dispositivos são compostos fundamentalmente pelos mesmos componentes de um computador pessoal, porém com tamanho e capacidade limitadas para o fim se destina.
São exemplos de aplicações que utilizam sistemas embarcados: aparelho de som, televisão, câmera digital, brinquedos, modem ADSL, etc..
Por serem muito simples, muitas vezes esses sistemas não têm flexibilidade de software e de hardware que lhes permita fazer outras tarefas quaisquer que não sejam aquelas para as quais foram desenhados e desenvolvidos.
Um grande responsável pelo expansão do uso e aplicação dos sistemas embarcados foi a utilização do microcontrolador, pelo seu baixo custo, versatilidade e tamanho reduzido. Muitas vezes é ele que desempenha sozinho todas as funções do aparelho, incluindo controladores para as diversas funções disponíveis e até mesmo uma pequena quantidade de memória RAM, entre outros recursos.
Existem no mercado os mais diversos tipos de microcontroladores, cada um com um conjunto próprio de periféricos e funções. Ao invés de desenvolver e fabricar seus próprios chips, as empresas passaram a cada vez mais utilizar componentes disponíveis no mercado, que são fabricados em massa e vendidos a preços incrivelmente baixos.
Muitos microcontroladores podem ser conectados a dispositivos analógicos, permitindo o uso de sensores diversos. Isso permite a criação de dispositivos simples, que monitoram temperatura, umidade, entre outros fatores, executando ações predefinidas em caso de mudanças
Embora os computadores pessoais normalmente roubem a cena, os sistemas embarcados são muito mais numerosos e são responsáveis por toda a estrutura que utilizamos no dia-a-dia. Eles são também uma das áreas mais promissoras dentro da área de tecnologia, já que um simples sistema embarcado pode ser programado para desempenhar praticamente qualquer função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial